Dosha é um termo sânscrito que significa aquilo que gera desequilíbrio.
No Ayurveda, os doshas são os princípios que regem a fisiopatologia humana e representam uma organização muito particular dos 5 elementos da natureza (éter, ar, fogo, água e terra). Existem três doshas que regulam a atividade do corpo: VATA (ar + éter), PITTA (fogo + água) e KAPHA (água + terra).
Cada um deles é responsável por funções específicas.
VATA é responsável pelas funções de movimento tanto do corpo quanto da mente. Está intimamente ligado aos movimentos mecânicos, de circulação interna e de excreção, às mudanças nos pensamentos e emoções. VATA reside na região do baixo ventre e nas pernas.
PITTA é a energia de transformação responsável pelo metabolismo, pela digestão e pela inteligência (capacidade de assimilação da informação e transformação). PITTA reside na região do estômago.
KAPHA é responsável pela estrutura e pela lubrificação do corpo para que os movimentos e as transformações possam acontecer. KAPHA reside na região do torax e da cabeça.
No momento da concepção, o indivíduo é formado com a predominância de um ou mais doshas. A essa constituição natural do ser damos o nome de prakrti, que pode ter as seguintes combinações: VATA, VATA-PITTA, VATA-KAPHA, PITTA, PITTA-VATA, PITTA-KAPHA, KAPHA, KAPHA-PITTA, KAPHA-VATA, TRIDOSHA.
A saúde nada mais é do que o estado de harmonia entre as funções desempenhadas pelos doshas, de modo que se aproxima da natureza essencial do ser, a prakrti. A doença é o estado de desequilíbrio desses doshas que se distancia do estado natural da prakriti. A esse estado de desequilíbrio damos o nome de vikrti, que pode ser a atividade aumentada ou reduzida de VATA, PITTA, KAPHA e suas combinações.
VATA
Elementos: AR + ÉTER.
Atributos: leve, seco, móvel, áspero, frio, limpo
Pessoas com dosha VATA dominante têm uma tendência natural à criatividade e à volatilidade. Está sempre mudando e tem uma natureza rápida, sutil e mutável.
Quando se entende o vento, é possível compreender a natureza do dosha VATA. A pele é fina, com poros diminutos, fresca e seca. Faz movimentos refinados, alongados, delicados e irregulares. As maçãs das bochechas são elevadas e os ossos do corpo são proeminentes. Os cabelos costumam ser escuros, como os olhos, e normalmente ondulados e um pouco opacos. Tem estatura alta ou baixa, mas sempre delgada.
No amor, VATA se apaixona e se apega facilmente. Por causa de sua natureza criativa, tende a iniciar as coisas com grande entusiasmo. Quando está feliz, VATA se torna exuberante e contagiante, e consegue se dar bem com menos sono do que a maioria das pessoas. Mas tende a gastar energia (e dinheiro) facilmente. Tem pouca resistência física. Como muda de humor facilmente, pode ter aparência de ser inconstante.
Não se dá bem em ambientes barulhentos, muito frios ou com muito vento. Vata não se alimenta bem com saladas, vegetais crus ou pratos frios, mas se sente nutrido por bastante tempo com comidas quentinhas com textura mais pastosa.
Viagens recorrentes e muita atividade, tanto intelectual quanto física, pode prejudicar o sistema nervoso de VATA e fazer seus vasos finos se afinarem ainda mais. Uma rotina irregular pode deixar a sua mente e corpo fora dos eixos. Quando está fora do seu eixo, tende a entrar em estado de ansiedade e preocupação, a perder o apetite e a ficar com constipação. A pele fica mais ressecada com linhas de preocupação mais proeminentes no rosto. Por causa de sua sensibilidade, VATA se sente desconfortável com pessoas severas e grosseiras. VATA se sente melhor e mais aterrado com toques macios, doçuras e gentilezas.
PITTA
Elementos: fogo + água
Atributos: quente, penetrante, um pouco oleoso, leve, mal cheiroso, fluido
Possui um calor penetrante e estimulante. Tem uma chama feroz, cortante e difícil de temperar. Quando se enfurece, faíscas voam, e poucas coisas conseguem apaziguar sua crueldade. Tem tendência a ter propósitos bem definidos, é destemido e invencível. Assim como o sol, gera energia intensa, e quanto mais queima, mais vermelho de torna.
Normalmente seus olhos penetrantes são de cor verde, cinza ou caramelo, longos cílios e sobrancelhas marcantes. Os cabelos costumam ser lisos, cor de areia, louros ou ruivos. A pele é quente, rosada, macia e o rosto pode ser marcado por sardas. A pele pode ter um aspecto natural de hidratação pela sua natureza levemente oleosa. Os lábios tem formas bem definidas, são macios o rosto tem um contorno afiado e o corpo é bem proporcional.
No amor, PITTA é naturalmente excitante. Possui fortes desejos e paixões. Sabe como conquistar e alcançar seus objetivos. Quando está feliz, é caloroso e acolhedor. Sob pressão, PITTA se torna impetuoso, impaciente, impulsivo, irritado, hostil e autoritário. É capaz de usar o próprio intelecto contra as pessoas e seu criticismo pode cortar fundo. Tem tendência a desenvolver um temperamento ciumento e controlador.
Estações muito quentes, comidas picantes e estimulantes podem fazer PITTA entrar em desequilíbrio e se agravar. Se sente melhor em locais frescos e comidas refrescantes lhe caem melhor. Quando levado a extremos, se torna intolerante e pode desenvolver problemas como úlceras, hipertensão e doenças do coração. O estômago e o suor ficam ácidos, a pele pode apresentar problemas como rosácea, eczemas e outras inflamações. PITTA precisa se manter fresco e fazer exercícios meditativos com frequência.
KAPHA
Elementos: água + terra
Atributos: pesado, lento, frio, oleoso, macio, denso
De natureza constante e duradoura, KAPHA se transforma lentamente, assim como a Terra. É paciente e tenaz. Mas não se engane por sua natureza estática. Quando se tenta mudar o curso de rios ou drenar as minas em busca de ouro, o que se encontra é uma natureza furiosa.
KAPHA tem uma compleição pálida, macia, fresca e lisa/escorregadia. Tem uma fisionomia generosa, doce e acolhedora, com um rosto arredondado ou quadrado e bochechas rechonchudas. Possui lábios volumosos, olhos grandes e amarronzados ou azulados com cílios lustrosos. De cabelos abundantes e ondulados, KAPHA tem estatura corpulenta e pesada.
No amor, tende a agir com cautela, sabedoria, estabilidade e honestidade. Raramente se envolve em relacionamentos passageiros - em razão da sua timidez - mas prefere aproveitar cada passo dos rituais que envolvem o romance. KAPHA tem sempre muito a dizer, mas só revela cada aspecto de sua profundidade conforme seus passos lentos e assertivos. É naturalmente charmoso, calmo e sábio. Quando se compromete, seus sentimentos inabaláveis e sua energia são um presente para qualquer amante. Contudo, quando chateado, KAPHA tende a se apegar à dor de forma possessiva, o que lhe dificulta seguir em frente. Assim, tem tendência a desenvolver depressão e se apegar às decepções.
Às vezes KAPHA carrega o mundo sob seus ombros, e para isso, precisa sustentar todo esse peso com o seu corpo, que se torna igualmente pesado. Isso o torna preguiçoso e cabeça dura, com tendência a a ganhar peso. Quando se rende à tristeza, acumula muco e pode desenvolver quadros de congestão nasal, tosses, resfriados, oleosidade na pele, acne e retenção de líquido.
Tempo chuvoso, músicas melancólicas e um sorvete podem parecer ser um bálsamo para curar um KAPHA entristecido, mas o que lhe traz para o equilíbrio é exatamente o contrário. Atividades que exigem sua força, movimento e alimentos picantes que te trazem calor, são o seu melhor remédio. Músicas com batidas fortes e altos volumes, fazem KAPHA querer se movimentar.